quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Maminha... sim? Não? Talvez? ou Quem inventou a fórmula era um pai que queria alimentar o filho

Andei numa destas noites às voltas pelo blog-o-espaço e deparei-me variadíssimas vezes com testemunhos acerca da amamentação, todos os benefícios, teorias de como o fazer, etc, etc, etc...
E começo já por esclarecer que me lê: sim eu amamentei o pequenote! Actualmente não amamento porque ele deixou de querer apesar da minha boa vontade... enfim... coincidiu com o início da bronquiolite de que ainda se está a restabelecer... mesmo com a bomba acabou-se a fonte do branquito alimento.
Claro que é sempre agradável ler sobre as experiências dos outros, até porque são muito diferentes e conheço poucos casos de mulheres que tivessem amamentado durante muito tempo mas, também conheço o oposto: mães que amamentam os filhos durante anos!
Agora vou passar ao que me entristeceu, enfureceu,enraiveceu, e muitas palavrinhas terminadas em eu....
Não percebo o porquê de tanta prepotência, em alguns casos, porque se amamentou um filho... as mulheres que o não fazem não são piores mães que aquelas que se encontram fisiologicamente preparadas para tal.
É um momento único, sim é verdade! Daqueles que os pais invejam porque durante aqueles minutos perdem a companheira e o bebé...nada podem fazer ((a não ser que comprem fórmula))para alimentar o rebento!
E, sim já li todas as teorias que existem sobre a amamentação e, sim se o Tomás não tivesse começado a negar o peito((em plenos pulmões, convém frisar)) e eu ainda tivesse leite estaria a amamentá-lo mas... acho quase vergonhoso colocarem as mulheres em duas categorias: as que amamentam e as que aleitam. Sendo que depois quem amamenta até aos seis meses ou depois disso é uma grande mãe e as outras coitadas são só mães ou alguma sub-espécie!

Meu Filho: a mãe deu leitinho enquanto quiseste mas, quando deixaste de querer...pufft!! e agora que bebes leite de lata ((caro que só visto)) gostaria que soubesses que te amo da mesma forma, que és um bebé feliz como dantes e que eu, continuo a ser tua mãe! Que te amo e babo profusamente aplaudindo todos os ruídos que fazes achando que és genial em todas as coisas que fazes ((mesmo sabendo que todos os bebés passam pelas mesmas etapas)) e que não é o leitinho da maminha que me tornava tua mãe... era o amor incondicional que existe desde que duas riscas cor-de-rosa apareceram no teste da farmácia!


((e dizia mais mas ele choraminga... fiquem bem))

1 comentário:

Gina A. disse...

Bem... não imaginas como concordo contigo! Tens toda a razão no que dizes, principalmente, quanto à prepotência que muitas mulheres têm só porque deram peito mais tempo...

Eu também dei muito pouco tempo (a ambos os meus filhos), por motivos que me transcenderam, um deles porque o leite foi ficando fraco e o meu filho chorava com fome. E eu ia fazer o quê? Deixá-lo ali a chorar?

Além disso, não critico (nem sou ninguém para o fazer) quem até opta por não amamentar. Cada um sabe da sua vida e é uma opção que cada mulher tem o direito de fazer, ou não??! Afinal, em país é que vivemos???

Aquando do Duarte, cheguei a consultar um site (o Bionascimento, salvo o erro) e pedi ajuda, pois estava com dificuldades em amamentar. Acabei por desistir e sentir-me aborrecida, porque quase que me queriam obrigar a amamentar, custasse o que custasse! Claro que não gostei e ignorei-as.

Há uma coisa da qual eu partilho a opinião... os hospitais e maternidades (em especial) deveriam estar dotados de pessoal especializado no acompanhamento das mães, em relação à amamentação. E isso, de facto, é uma lacuna muito grande que existe nos nossos serviços de saúde. Eu falo por mim... tive os meus filhos no particular e o acompanhamento nesta área é muito fraco e não nos dão muito apoio nem atenção.

Mas 'obrigarem' as mulheres a amamentar ou a 'rotulá-las' de más mães por não o fazerem ou fazerem-no durante pouco tempo... isso NÃO!!!

Bem... acabei também por desabafar um pouco, mas gostei muito de ler este teu post e não poderia deixar de comentar.

Beijos

Notas musicais

Se soubessem o que ele gosta deste vídeo e desta música...